terça-feira, 10 de janeiro de 2012

AL-BIVAQUE - 21/01 (Algoz)

Estes bivaques destinam-se ao aprofundamento das seguintes técnicas escutistas:

 Orientação
Seguir azimutes em campo aberto; ler cartas topográficas; orientar uma carta; usar coordenadas UTM; fazer triangulação de azimutes.

 Pioneirismo
Executar amarrações (botão em esquadria e em cruz); construir 1 cavalete; executar os seguintes nós: barqueiro, cotovia, direito, botija, encurtar, escota, pedreiro, lais de guia, encapeladura de 3; executar o Peito de Morte.

 Códigos e cifras
Transmitir e receber mensagens em homógrafo e noutros 3 códigos diferentes (alfabético, morse…).

 Socorrismo
Construir uma maca com varas; fazer convenientemente o alerta de acidente para o número 112; fazer o tratamento adequado em caso de fratura óssea, hemorragia, entorse, edemas e hematomas; imobilizações com lenço/camisa; fazer ligaduras triangulares.

 Animação
Animação de reuniões de equipa e do fogo de conselho; estrutura do fogo de conselho; gritos; aplausos; canções e jogos escutistas.


 Cozinha selvagem
Acender uma fogueira e prepará-la para a confeção da comida; confecionar as seguintes receitas de cozinha selvagem: batata a murro, fruta caramelizada, ovos estrelados à caçador, pão de rosca.

 Ambiente
Importância da utilização de detergentes com PH neutro; cuidados a ter em campo (limpeza, lixo, preservação de espécies, etc.

 Arte escutista
Executar uma pinha retinida, uma anilha de lenço em cabeça de turco; nó da amizade; decoração de vara.


Cada pioneiro poderá frequentar apenas 2 bivaques, pelo que entre as equipas deverão escolher bivaques diferentes por forma a partilharmos os conhecimentos adquiridos entre todos.



Data limite para inscrição: 15 de Janeiro